Nó em Gravata - Modelo Francês

FrancêsGravata

Na comparação do nó Inglês e Francês a diferença é sutil, mas existe. 

A confecção assemelha-se ao nó inglês, porém com apenas uma laçada o que dá ao nó um leve inclinamento para a direita. Um pouco mais informal. 

Indicado para acompanhar colarinhos abertos e gravatas de corte estreito.

inicio  Cruzamento  Volta

 Nó Francês

Apoie a gravata no pescoço com o verso para baixo. Deixe a parte do triângulo fino mais curto e do lado direito, inicie o nó a aproximadamente um palmo da ponta.

Apenas a parte do triângulo maior, ou seja o lado esquerdo, fará os movimentos do nó. 

Cruze o lado esquerdo sobre o direito e continue o movimento passando a ponta triangular maior dentro do V que se formou abaixo do pescoço. Segure sempre o nó em posição firme com a outra mão.

Puxar  Atras  Acabamento

Realizada a volta completa, exerça uma leve pressão no lado direito para deixar o nó compacto. 

Dê uma volta completa no nó passando a gravata para o lado esquerdo por trás do V e novamente trazendo para o lado direito a frente do nó para dar o acabamento.

Final  passar  Elevar

Lembre-se de manter sempre a outra mão segurando o nó principal. Deixe a volta de acabamento um pouco larga pois a ponta da gravata passará dentro dessa volta.

Entre com a ponta triangular no V do pescoço e, sem soltar o nó principal, puxe a ponta para dentro da volta de acabamento. Continue segurando o nó até puxar completamente a gravata no centro. Faça pressão até deixar o nó bem compacto, daí solte o nó principal.

Segure a parte mais fina da gravata até elevar o nó a posição correta no colarinho. Abaixe o colarinho e estará pronto, num típico estilo francês.


Ao tirar a gravata não é necessário desfazer o nó, se a gravata for para uso cotidiano, apenas afrouxe a distância do lado mais estreito para dar o diâmetro de passar a cabeça. 

Cuidado: A ponta estreita nunca deve estar mais comprida que a larga. Caso isso ocorra inicie o nó deixando um espaço maior que um palmo no primeiro cruzamento.