Aviso aos Aprendizes

Revista em manutenção, em breve, estaremos com o portal renovado e com novos recursos, mais modernos, velozes e de fácil navegação.

 Conte sempre conosco

 

 

21 Mar, 2019

::: Lazer & Bem Estar :::

Introdução

( 0 Votes )

Introdução:

A utilização das mãos enquanto meio para um tratamento requer conhecimentos além da simples manipulação.

A massagem é uma ferramenta terapêutica de impacto efetivo na medicina alternativa. Recomendada para o alívio de diferentes diagnósticos, mas contra-indicada em muitas situações também.

Fibras musculares, anatomia, sistema nervoso, vascular e linfático são apenas algumas matérias que essa técnica milenar exige o mínimo de conhecimento. Ao considerar o contato e a energia envolvida nas manobras somam-se às noções de fluxo da energia, área de reflexão, meridianos principais e extras.

O principio básico da massagem apresentada no Aprenda Aqui é relaxamento. Alívio de estresse, tensões e equilíbrio da energia. Para tal, as manobras serão firmes e contínuas, mas nunca doloridas à pessoa massageada.

Ambiente

Etapas

Resultados

Contra-indicação

Higienização

Curry pode matar câncer de esôfago

( 6 Votes )
ZEN & BEM ESTAR

Artigo
Curry x Câncer
Patrocínio


Resultado

( 0 Votes )

Resultado

Mesmo aplicada à superfície do corpo a massagem estimula vasos sanguíneos superficiais e profundos, músculos, glândulas, órgãos e o sistema nervoso. Desencadeia reações nos aspectos:

Físico: melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a circulação. Auxilia no processo de cicatrização e reparo do músculo-esquelético. Desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático.

Refletor: Através do estímulo de energia nos pontos de reflexão e meridianos de todo o corpo, seja pela tonificação ou sedação localizada, a massagem age com efeito direto de repercussão global.

Psicológico: Pelo processo simples de ser tocado. Estimula o afastamento em algumas pessoas ou a confiança e respeito mútuo. Na questão positiva, maximiza os resultados fisiológicos do tratamento.

Higienização

( 0 Votes )

Higienização

Após realizar a massagem, enquanto o cliente relaxa, é fundamental que o massagista lave as mãos e braços com água em abundância. Para aliviar a tensão e a sobrecarga de energias.

Ensaboe toda a extensão do antebraço, punho e mão. Deixe a água cair lentamente - por alguns segundos - para enxaguar.

 001 002

Esfregue mãos e braços com álcool.

Contra - Indicação

( 0 Votes )

Contra-Indicações

A massagem é contra-indicada em situações com:

Doença de Pele;
Estado febril;
Infecção;
Inflamação aguda;
Insuficiência renal;
Trombose e varizes estabelecidas;
Sobre tumores malignos ou benignos;
Fraturas ou pós-cirúrgico recente;
Local com edema;
Gravidez de risco;
Doenças contagiosas;
Placas ou próteses;
Osteoporose.

Etapas

( 0 Votes )

Fases da massagem

Preparado o ambiente e posicionado o cliente de acordo com a região a ser trabalhada. O terapeuta deve higienizar as mãos e aquecê-las, em movimentos de fricção, com o óleo que utilizará para a massagem.

O massagista deve posicionar as mãos sobre a região a ser massageada e combinar sua respiração com a do massageado. Ainda, como ciclo de energia, pode imaginar uma cachoeira que conduz a energia a partir da linha vertical de seu corpo e continuando em posição horizontal para a linha do cliente.

Direção: Paralela às fibras musculares. O sentido para cima ou para baixo, para dentro ou para fora modifica conforme a região a ser tratada.

Aquecimento: Com ritmo contínuo, similar velocidade da respiração, e repetições múltiplas de três o aquecimento tem um período de leveza das mãos até uma pressão média, no início da manipulação. E da pressão média para leve ao final da massagem.

Manobras: Deslizamento; Amassamento; Fricção; Percussão e Tapotamento; Pinçamento; Vibração e Rolamento.

Tempo: Dependerá da quantidade de manobras e suas repetições. Se o indivíduo relatar dor ou incomodo em qualquer manipulação é necessário reduzir a pressão e diminuir as repetições no local.

Relaxamento: Descanso do cliente ao término da massagem.

Após realizar a massagem, enquanto o cliente relaxa, é fundamental que o massagista lave as mãos e braços com água em abundância. Deixando a água cair lentamente por toda a extensão do antebraço, punho e mão.

Mais Artigos...

Tamanho da letra

Blogs Parceiros