Aviso aos Aprendizes

Revista em manutenção, em breve, estaremos com o portal renovado e com novos recursos, mais modernos, velozes e de fácil navegação.

 Conte sempre conosco

 

 

19 Mai, 2019

Bronzeamento Natural

( 9 Votes )
Bronzeamento Aprenda algumas dicas necessárias antes, durante e depois de enfrentar os raios de sol. Alimentação, vitaminas, hidratação, roupas e acessórios.
Evitar a exposição ao sol das 11h às 17h (Sem horário de verão 10h às 16h) já não é o único cuidado necessário para se prevenir.

Noção de limites:

Com a exposição ao sol a epiderme libera a melanina que reflete e absorve os raios ultravioleta em defesa dos tecidos. E esse processo altera a coloração da pele. 

Cada pele tem o tempo certo para produzir a melanina, por isso, faça exposições progressivas ao sol, iniciando por períodos bem curtos.


Ainda tem os Radicais:

O sol em contato com a derme se torna um forte produtor de radicais livres e acaba por interferir na elasticidade e na produção do colágeno, resultado: envelhece e mancha a pele, fortalece as rugas e causa a flacidez.  


Colabore com sua pele:

Os cuidados para a manter a pele saudável chegam bem antes do próprio sol. Iniciam na ingestão de líquidos e alimentos que facilitarão o organismo a administrar os impactos da exposição, que não são poucos.  

Proteja-se com roupas claras, chapéu ou boné e óculos escuros. E atente-se aos horários. 


Protetores:

É indispensável o uso do filtro solar 30 minutos antes da exposição, e durante a cada 2 horas, mesmo nos dias nublados - porque as nuvens não filtram os raios danosos.  

A intensidade do fator varia muito, isso porque, cada pele tem um tempo de resposta à exposição solar. As escuras produzem mais melanina, mas todas devem utilizar protetores impermeáveis, porque a água também não filtra os raios UVA e UVB.


Vitaminas:

Algumas vitaminas inibem a produção dos radicais livres: 

- Vitamina A da salsa, agrião, frutas laranjas e amarelas e vegetais verdes.
-
Vitamina C encontrada nas frutas cítricas.
Vitamina E do gérmen de trigo, óleos vegetais, leite, gema de ovo e nozes.
-
Vitamina P do chá verde e do vinho tinto.


Dicas de alimentação:

Beba bastante água. Além dos alimentos já citados a cenoura é fonte rica em betacaroteno que dá coloração amarelada à pele e ajuda a proteger contra os raios ultravioleta. 

Alimentos rico em ômega 3 também defendem a célula da agressão, são eles: óleo de canola, linhaça, gergelim e salmão.   


Queimaduras:

Quando a pele alcança à sensação de ardência ou avermelha é sinal que já entrou num estágio de exageros e, a partir daí, pode ser bastante prejudicial teimar nos abusos.  

Se alcançar um quadro de queimadura solar o primeiro que tem a fazer é evitar as receitas caseiras que, em geral, agravam ainda mais a irritação da pele. Em casos de vermelhidão limpe a pele com água fria e hidrate com creme sem álcool.  

Mas, se os exageros levaram a apresentação de febre, calafrio ou fraqueza, neste caso, procure um médico porque em algumas situações pode atingir estágios de choque e desmaios. 


Reincidências:

Quando a pele sofre queimações solares por anos consecutivos fica mais vulnerável e predisposta ao câncer de pele, principalmente as mais claras.


Então, a dica é se cuidar!

Comentários  

 
+1 #1 Nany Santos 24-03-2012 00:24
Adoro me bronzea...
 
Tamanho da letra

Blogs Parceiros