Aviso aos Aprendizes

Revista em manutenção, em breve, estaremos com o portal renovado e com novos recursos, mais modernos, velozes e de fácil navegação.

 Conte sempre conosco

 

 

23 Mai, 2018
23.03.07

Vestido Decote Duplo

VestidoFeminino 

Visite a seção Corte e risque o molde da blusa feminina para determinar as alturas do decote e das cavas.

Não siga a curvatura da cintura, mas mantenha a referência da largura do quadril para fazer o vestido. Aqui todos os cortes serão retos e paralelos, como um saco.

O efeito delicado do caimento está somente na gola e na amarração do cinto como acessório fundamental para dar graça ao vestido.  

O detalhe da barra faz parte do próprio tecido. É fácil localizar viscoses com este tipo de acabamento inferior. O comprimento será determinado pela altura do decote.

Materiais & Instrumentos:

- 1,80m de viscose com acabamento inferior para a barra;
- 2 carretéis de linha cru;
- Fita métrica;
- Máquina de Costura;
- Agulha e Alfinetes;
- Tesoura.

blusa  Fechamento  Fechamento

 Confecção: 

Primeiro molhe todo o tecido em duas lavagens, a última com amaciante. Este passo é fundamental pois o viscose sempre encolhe.

Quando seco passe o tecido e refaça a dobra de aureola. Coloque o molde da blusa sobre o tecido, já com as cavas e decote como deseja.

Corte o decote do vestido mais aberto e com a mesma altura na frente e costas, para fazer o efeito de caimento ao aproximar as alças. E, corte um segundo decote mais fechado e apenas meio corpo, como uma blusa, este determinará o decote do modelo final e já servirá de forro.

Feche as laterais do vestido unindo o vestido, passe um zigue-zague e duas costuras retas para reforçar. Nos decotes e cavas passe apenas um zigue-zague.

Decote  Busto  Duas frentes

Feche também a lateral do decote de meio corpo. Vista a blusa de meio corpo com o vestido de decote aberto e una-os com a costura de ombro.

Nos quatro decotes, frentes e costas, vire o zigue-zague para dentro e passe uma costura reta de acabamento.  

Neste ponto, você terá um vestido com um decote mais baixo e frouxo, e um mais próximo ao corpo e mais alto, tanto na frente quanto atrás do vestido.

VestidoDecote     decote

Agora só falta unir as cavas como se fosse apenas um tecido, passe um zigue-zague unindo as cavas ao avesso e, em seguida, passe uma costura reta ao direito. 

Não é necessário fazer a barra, pois, o tecido já é resistente pela barra decorativa.

Em geral, o viscose é um tecido leve e sensível, portanto fácil de desfiar ou até rasgar.  

Sua fragilidade exige a confecção de roupas mais largar ou soltinhas. Ao lavar deve estar dentro de fronhas ou sacos especiais para tecido fino.

Quando o tecido descolore é preciso adicionar a primeira lavagem uma colher de sal grosso para fixação das cores.

Siga estas dicas e faça roupas elegantes, baratas e duradouras em vicoses.

 
Tamanho da letra