Aviso aos Aprendizes

Revista em manutenção, em breve, estaremos com o portal renovado e com novos recursos, mais modernos, velozes e de fácil navegação.

 Conte sempre conosco

 

 

17 Nov, 2018
23.02.07

Conservar Madeira

conservaçãoManutenção

Toda madeira precisa de cuidados constantes para garantir sua durabilidade. Com esta dica é possível reduzir significativamente a necessidade de reenvernização.

Quando exposta ao tempo a madeira requer o dobro de manutenção para assegurar sua capacidade de dilatar e contrair sem enfraquecer suas fibras naturais.

 Materiais & Instrumentos:

- 1 trapo limpo e seco;
- 1 trapo limpo umedecido;
- 1 trapo limpo e descartável;
- Óleo de Peroba.

 antes  limpeza  peroba

Modo de Limpar:

Primeiro limpe toda a superfície. Se estiver muito suja pode varrer, caso contrário, passe um trapo limpo e seco em toda a área a aplicar a peróba.

Em seguida, passe o pano úmido para retirar a sujeira mais insistente.

Como último, passe um trapo pequeno, mas bem embebido de peroba em toda extensão da madeira. Principalmente nas frestas e veios da madeira.

 Diferença    hidratada 

Perceba a diferença na imagem acima. A parte escura já foi hidratada pela peroba, a clara apresenta a madeira ressecada e exposta durante duas semanas sem o tratamento.

Ao final, dá-se a impressão que a madeira acabou de receber uma camada de verniz. Daí, é só manter de tempos em tempos para reduzir a necessidade de envenizar. 

 prancha    prancha

Para madeiras externas novas ou recém restauradas repita esta manutenção a cada 15 dias, no máximo, de mês em mês nos períodos de seca.

Para madeiras internas, não expostas ao sol e chuvas, pode fazer a manutenção a cada 6 meses.

* É recomendado que a madeira já esteja envernizada. Esta conservação também não deve ser realizada próxima ao período da madeira receber uma nova camada de verniz.

Tamanho da letra